Faça a manutenção preventiva do seu caminhão

 

Você espera que seu veículo esteja 100% em ordem e com um excelente desempenho todos os dias e em todas as situações para gerar resultados para sua empresa? Tenho certeza que sim. Existem vários fatores que contribuem para isso, mas o principal é investir na manutenção preventiva do seu caminhão.

 

A manutenção periódica de caminhões é essencial para que eles apresentem um bom desempenho e não o deixe na mão em momentos cruciais. Não adianta apenas levá-los ao mecânico quando pifam e param no meio do trabalho, fazendo com que você atrase uma entrega e, consequentemente, perca um cliente. Dá muito mais prejuízo esperar que algo desse tipo aconteça do que investir em uma manutenção preventiva para que tudo esteja sempre em ordem, seguro e pronto para a batalha!

 

Caso tenha dúvidas a respeito da periodicidade com a qual o seu caminhão deve visitar a oficina, é sempre recomendado seguir as orientações do fabricante do veículo que constam no manual do proprietário. As orientações estão geralmente relacionadas ao tempo de uso e distância percorrida do veículo. A validade das peças, por sua vez, depende das condições de uso do veículo e da forma de condução do motorista, mas sofrem desgaste com o tempo e precisam ser substituídas para que o caminhão se mantenha seguro. A manutenção preventiva de caminhões e veículos de carga é sempre a melhor forma de evitar que essas peças sofram o desgaste prematuro.

 

Fonte: http://totaldiesel.com.br/manutencao-preventiva-de-caminhoes/

Adaptação: Boaz Oliveira

947c3677b20a05b6b3862835d16a16d087fe3e8cd9118c85e37736b2368e3337.jpg

Saiba qual a manutenção adequada para cada parte do seu veículo

 

1 - Sistemas de iluminação e sinalização

A troca das lâmpadas deve ser feita sempre aos pares, para os faróis iluminarem de maneira uniforme. Os fachos devem ser regulados para permitir visualizar placas de sinalização sem prejudicar quem trafega no sentido contrário.

 

2 - Sistema de freios

Inspecionar o nível de fluido nos sistemas hidráulicos e drenar a água condensada nos reservatórios dos sistemas pneumáticos.

 

3 - Filtro de combustível

Substituir conforme especificação do fabricante.

 

4 - Sistema de exaustão

Verifique se há vazamentos, danos, suportes quebrados ou barulhos estranhos. Vazamentos nesse sistema devem ser corrigidos rapidamente.

 

5 - Sistema de suspensão

Verifique anualmente, incluindo amortecedores e molas. Inspecione também bandejas e braços danificados, pivôs, buchas, barra estabilizadora e bieletas gastos ou com folga.

 

6 - Sistema de pneus e rodas

Inspecionar a pressão dos pneus conforme especificação do fabricante e de acordo com a carga transportada.

 

7 - Baterias e cabos

Inspecionar sua limpeza, fixação e eventual corrosão. Verificar o sistema elétrico periodicamente em uma oficina de confiança.

 

8 - Filtro de ar do motor

A cada troca de óleo, o filtro de ar deve ser checado. Se a peça estiver escura suja, a substituição deve ser realizada. Em veículos que operam em regimes severos, a troca deve ser feita em períodos mais curtos, para que o veículo mantenha bom desempenho e controle o nível de emissão de poluentes.

 

9 - Sistema de transmissão

Inspecionar o nível do óleo da caixa de velocidades e possíveis vazamentos.

 

10 - Fluido anticongelante do radiador

Inspecionar vazamentos. Havendo necessidade de completar, use somente fluído recomendado pelo fabricante.

 

11 - Óleo do motor e filtro de óleo

Verificar o nível do óleo do motor e a quilometragem para saber se está na hora de trocar. Também é necessário verificar se há vazamentos. Troque o filtro conforme manual do proprietário.

 

12 - Líquido de lavagem do pára-brisa

Verifique sempre que abastecer o caminhão, principalmente em meses chuvosos. Para auxiliar, acrescente um pouco de detergente à água para facilitar a limpeza e obter melhor visibilidade.

 

13 - Correias

Inspecionar o estado das correias e substituir conforme especificação do fabricante. A não substituição pode causar graves problemas no motor.

 

14 - Sistema de vedação

Fique atento ao estado dos selos, retentores e juntas. Para cada motor existe uma especificação certa para garantir o melhor rendimento e a vedação perfeita.

 

15 - Embreagem

Verifique anualmente o sistema ou quando perceber pedal frouxo, dificuldade de engate de marcha, perda de aceleração e barulhos estranhos. Para os câmbios automáticos, siga a orientação do manual e fique atento à anormalidades.

 

16 - Sistema de direção

Verifique sempre o fluido de direção e só utilize produtos de qualidade e procedência. Se esvaziar com frequência, procure por vazamentos e troque o fluido todo.

 

17 - Palhetas do pára-brisa

Quando a borracha der sinais de ressecamento, substituir por outra que atenda às especificações do fabricante. O ideal é trocar a cada seis meses.

 

18 - Painel de instrumentos

Fique atento às luzes do painel: amarelo representa “alerta”, luz vermelha requer ação imediata. Não demore para verificar a indicação e resolver o problema. Isso pode causar danos irreversíveis ao seu veículo.

 

19 - Filtro de ar da cabine

Troque anualmente, ou mais frequentemente se sentir o ar contaminado, ou se o ar-condicionado não estiver mais esfriando como de hábito.

 

20 - Cintos de segurança

Verifique os mecanismos de encaixe. Faça testes dando puxões bruscos para testar a eficiência. Se o cinto apresentar desgaste (fios saindo, cor desbotada), faça a substituição em oficinas especializadas.

 

21 - Vidros

Mantenha os vidros sempre limpos e, em caso de trinca, procure oficinas especializadas imediatamente. Lembre-se de respeitar o código de trânsito quanto ao uso de películas.

 

22 - Sistema de climatização

Ao menos uma vez por ano é indicada limpeza e verificação do sistema de climatização. Mais do que conforto, é um item de segurança que promove melhor visibilidade ao auxiliar no desembaçamento dos vidros.

 

23 - Equipamentos obrigatórios

Confira sempre que possível e, principalmente antes de viajar, a existência de triângulo de segurança, estepes em bom estado e calibrados, buzina e extintor de incêndio dentro da validade.

 

Fonte: http://carro100.com.br/manutencao-preventiva/manutencao-preventiva-do-caminhao/

Adaptação: Boaz Oliveira